NOSSO BLOG

6 Dicas Práticas para Evoluir Rapidamente na Música

O que é preciso para ser um bom, ou excelente, músico? Há quem diga ser necessário muito talento. Outras pessoas defendem a disciplina e a dedicação. Mas a resposta certa está mesmo na mistura destes dois elementos. Seja para musicalização de crianças ou para aulas de jovens e adultos, ao seguir as dicas abaixo, o aluno irá evoluir rapidamente na música. Confira:

1 - Obedeça ao professor

Siga corretamente o que é ensinado nas aulas, não pule lições por achar que elas são muito “chatas”. Cada uma delas é importante para o aprendizado e a evolução do aluno.

2 - Crie uma rotina de estudos

Estudar música é uma atividade física e mental, portanto, requer prática constante.

É fundamental criar uma agenda de estudos e estabelecer rotinas. Separe alguns minutos por dia, ou a cada dois dias, para estudar e praticar o seu instrumento/canto. O treino não precisa – nem deve – ser longo, apenas o suficiente para manter o foco e ser produtivo. Aconselhamos estudar, no mínimo, 3 vezes por semana com duração de 20 minutos cada.

Mas lembre-se: o horário de estudo é um compromisso e, assim como a consulta médica ou a aula de inglês, não vale faltar.

3 - Procure um Ambiente Adequado para Estudar

Defina na sua casa um lugar para você estudar. Se você mora com outras pessoas é importante achar um lugar onde você consiga não ser atrapalhado e nem atrapalhar os outros. Procure um ambiente que tenha condições para estudar. Ou seja, um lugar não muito apertado, que tenha uma cadeira ou banco confortáveis. De preferência bem iluminado e ventilado.

4 - Estude o Tempo da Música

Um dos desafios mais comuns para quem esta aprendendo um instrumento musical é desenvolver uma noção rítmica apurada. É muito normal se confundir nos compassos e perder o andamento da música. Quando o aluno está estudando sozinho é ainda pior, pois às vezes nem percebe que está correndo ou atrasando o andamento.

Estudar contando o tempo da música, ou com metrônomo, é uma das mais eficientes maneiras de fortalecer o seu senso rítmico, e por consequência, evoluir mais rapidamente na música.

5 - Tenha Paciência

Tenha paciência com seu corpo, ele precisa de tempo para aprender coisas novas. Isso acontece porque tem uma questão de coordenação motora ao aprender o instrumento. O seu corpo não acompanha a rapidez do seu cérebro e demora um tempo até pegar o jeito de tocar.

6 - Nunca se Compare com os Outros

Na era da internet nunca foi tão fácil adquirir informação e conhecimentos. Mas tenha cuidado!

Um grande erro dos alunos iniciantes é se comparar com músicos consagrados, o que acaba por desanimar o aluno. Observe os grandes músicos como fonte de inspiração e não de comparação, pois com certeza eles passaram muito tempo estudando para chegar ao nível em que estão.

Você já sonhou em Aprender Música? Então venha estudar aqui na Staccato Escola de Música.

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita agora mesmo: (41) 98438-4495