NOSSO BLOG

Os Incríveis Benefícios de Estudar Música

Para muitas pessoas música significa um entretenimento que acalma e relaxa.

Mas estudar música é muito mais do que isso, pois ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, corpo e mente. Como, por exemplo, alívio de dores, melhora da memória, concentração e até mesmo estímulos para a prática de atividades físicas.

Muita gente não sabe a quantidade de benefícios que estudar música proporciona na vida de alguém, por isso segue abaixo uma lista com alguns deles.

Alivia a Ansiedade

Cada vez mais a ciência nos mostra que estudar música pode fisiologicamente reduzir o estresse e até diminuir sintomas de depressão. As harmonias e ritmos cuidadosamente organizados ajudam a desacelerar a frequência cardíaca do ouvinte e a reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse cortisol.

Cria vínculos Afetivos e Sociais

Quando uma mãe canta para seu filho, por exemplo, ele consegue memorizar sua voz. Ou quando um músico da igreja toca seu instrumento ou canta, ele pode criar vínculos de admiração e ser visto como exemplo.

Promove o Bom Humor

Uma música alegre é contagiante e pode fazer você se sentir muito bem. Pesquisas revelam que a música pode elevar nosso astral e nos deixar mais felizes.

Induz ao Movimento

É natural do ser humano ser rítmico, desde as batidas do coração até os passos de um andar. Por isso a música ajuda a reforçar os ritmo e induz ao movimento. Quem nunca escutou uma música ritmada e não começou a se mexer?

Melhora o Raciocínio Lógico

A música propõe um forma alternativa de organizar as ideias, pois é repleta de pequenas cadências que ajudam a iniciar e a finalizar uma linha de raciocínio.

Estimula a Criatividade

Você acha que criatividade é uma qualidade que nasce com uma pessoa? Na verdade ser criativo é, para a maioria delas, uma questão de treino. Existem algumas atividades que ajudam a desenvolver e a treinar a criatividade, sendo a música uma delas. Aprender e tocar suas músicas preferidas libera substâncias no nosso organismo, como, por exemplo a dopamina, um neurotransmissor associado à satisfação e ao prazer, que aumenta o pensamento criativo.

Ameniza as Dores Emocionais

Ao tocar um instrumento ou cantar, a pessoa muda seu foco de atenção e, assim, distraindo de seus problemas.

Melhora a Coordenação Motora

Tocar um instrumento exige a coordenação dos dois braços de forma simultânea e independente um do outro. E para isso a coordenação motora “fina” é bastante exigida, o que ajuda a desenvolver e exercitar a capacidade de usar os músculos do corpo com precisão.

Melhora a Disciplina

No mundo tecnológico em que vivemos, cheio de estímulos e distrações, ter disciplina está se tornando um desafio. Estudar música é um ótimo método para juntar diversão com aprendizado e desenvolver a disciplina necessária para se concentrar em outras atividades.

Ajuda no Mal de Alzheimer

A música é tão benéfica para o ser humano que ajuda até no combate ao mal de Alzheimer. Esta grave doença que afeta cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e causa o declínio das funções intelectuais, principalmente da memória. Entretanto, estudos mostram que a maioria dos pacientes com esta doença, mesmo nas fases mais avançadas, conservam suas memórias musicais. E sabe por que isso ocorre? Porque a música está relacionada diretamente com a emoção e fica armazenada em uma área no cérebro diferente das de outras memórias. Como as recordações que mais duram são aquelas com uma forte carga emocional, a música traz emoções que são uma porta de entrada para se lembrar.

Exercício para a Paciência

Para alcançar um objetivo na vida é preciso se dedicar bastante. Música não é diferente. Para tocar um instrumento, sejam aulas de piano, aulas de violino, aulas de violão, aulas de canto ou qualquer outro instrumento é necessário esforço, dedicação e paciência, mas acredite, a recompensa é enorme.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS

Aulas de música com professores capacitados exercem um papel importantíssimo na educação das crianças, sendo um complementar inquestionável às atividades escolares.

As aulas de música contribuem para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo, emocional e linguístico das crianças, além de favorecer uma significativa melhora na autoestima, socialização, comportamento, disciplina, concentração e atenção.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA JOVENS E ADULTOS

A música é cientificamente reconhecida por desenvolver a mente humana, promover o equilíbrio emocional e proporcionar um agradável estado de bem-estar.

Para jovens e adultos as aulas de música com professores capacitados ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, pois ajudam a controlar as mais variadas emoções e sensações. Além disso, estudar música promove a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, aguça a expressão pessoal e proporciona autogratificação ao mesmo tempo em que dá prazer.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA A TERCEIRA IDADE

Para a Melhor Idade as aulas de música trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a alma.

A música contribui positivamente no comportamento social do idoso, minimizando agitações e alterações de humor e maximizando expressões emocionais. As aulas de música também ajudam a combater doenças como o Alzheimer ao exigir bastante concentração, memória e atenção do aluno.

A música traz significativas melhoras na qualidade de vida.

Você já sonhou em Aprender Música? Então venha estudar aqui na Staccato Escola de Música.

Entre em contato conosco agora mesmo: (41) 98438-4495