NOSSO BLOG

3 dicas para ter a música como aliada nos estudos

Uma pesquisa britânica de 2013 atestou os benefícios da música para os estudos. Ela revelou que os alunos que estudaram ouvindo música clássica tiveram um desempenho 12% melhor nas provas de matemática do que aqueles sem algum tipo de estímulo musical.

Outro estudo, dessa vez francês, corrobora os achados da pesquisa dos ingleses. Um grupo de quase 300 alunos foi dividido ao meio para acompanhar uma palestra: metade com trilha sonora a outra sem música. O resultado revelou que aqueles que ouviram música clássica obtiveram maior atenção e resultados mais satisfatórios.

Está convencido? Então é hora de saber como a música pode ser um dos aliados para vencer o que não nos deixa estudar. Vamos lá!

1. Escolha a Música Certa

A melodia e a chamada escala tonal das canções influenciam a forma como nosso cérebro vai reagir a elas. Por isso, não é qualquer música que vai te ajudar com os estudos. Algumas podem ter o efeito contrário e acabar te desconcentrando mais ainda.

A dica é não escolher músicas que te deixem agitado: é preciso criar um ambiente tranquilo que te permita espaço mental para ouvir seus pensamentos. Há quem diga que a melhor opção são as músicas clássicas e instrumentais. Por outro lado, tem quem sinta sono com esse estilo musical e prefira gêneros como rock e pop.

Então, faça testes com diferentes estilos e descubra qual vai funcionar melhor com você. O ideal é conseguir se concentrar e absorver melhor os conteúdos estudados.

2. Não exagere no volume

O foco do momento deve ser o estudo, não é mesmo? A música está ali como mero coadjuvante para contribuir com sua concentração e memorização. Se ela começa a sobressair, só vai atrapalhar! Lembre-se: você está estudando e não curtindo um show!

A dica é tomar cuidado com o volume: se ele estiver muito alto, pode tirar completamente sua concentração. Além disso, a música pode deixar seu cérebro agitado e dificultar a absorção do conteúdo. Um volume muito baixo também pode atrapalhar, já que você precisará fazer um esforço considerável para ouvi-la.

3. Crie uma Playlist

Ter que se preocupar em ficar pulando músicas que você não gosta só atrapalha, não é mesmo? Afinal, é uma perda de tempo e pode, inclusive, fazer com que você perca o ritmo de estudos. Cada pausa é como um recomeço e, convenhamos, pegar no tranco é um dos principais desafios de estudar.

Uma playlist pode evitar que isso aconteça. Você monta uma sequência somente com músicas que você gosta de ouvir e, é claro, contribua para seus estudos. Inclua na playlist aquelas canções que você já testou e sabe que vai dar certo.

Outra dica é tentar montar uma programação pensando nos diferentes momentos de estudo: