NOSSO BLOG

Origem das Notas Musicais



Não podemos falar de música (e suas formas de escrita) sem falar de Guido d’Arezzo (aprox. 992–1050). Um monge italiano beneditino e regente do coral da catedral da cidade de Arezzo.

 

Guido d´Arezzo, ou Guido Aretinus, é considerado o pai da notação musical moderna. Foi ele quem primeiro sistematizou a forma de escrever música e, assim, encerrou o sistema neumático. Foi Guido quem deu o nome às notas musicais.







Dentre suas principais contribuições foi o desenvolvimento da notação absoluta das alturas musicais, onde cada nota ocupa uma posição na pauta de acordo com sua frequência projetada. Resumindo: aquelas bolinhas nas linhas!



Outra importante contribuição foi a idealização da pauta de cinco linhas, o pentagrama, unificando assim todos os critérios até então existente, o que facilitou em muito a leitura e execução musical.


No entanto, a contribuição que nos é mais familiar trata-se do NOME DAS NOTAS MUSICAIS.





As Notas Musicais

 

O nome das notas não foi uma evolução histórica, mas foi sim uma criação. Guido d’Arezzo criou o nome das notas retirando-as das letras iniciais de um hino litúrgico católico chamado Ut queant laxis, em homenagem a São João Batista.

 

Abaixo segue a letra do hino:

 

Ut quaeant laxis
Resonare fibris

Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

 



Para ouvir esse hino e sua tradução clique aqui


Como vimos, as letras retiradas do Hino a São João deram origem ao nome das seguintes notas musicais: Ut – Re – Mi – Fa – Sol – La – Si

 

A nota “si” deriva da abreviação de "Sante Iohannes" (São João).

 

Cadê a nota “dó”?

 

Por volta de 1640, um músico italiano de nome Giovanni Battista Doni, constatou que não era fácil pronunciar a sílaba ut, pois terminava em uma consoante muda. Então, em prol da sonoridade, achou melhor substituí-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni). Ainda hoje na França é bastante utilizada a nota “Ut”.

 

Já a sílaba “sol” chegou a ser mais tarde encurtada para “so”, afim uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem em vogal, mas a mudança logo foi revertida.

 

Segue a sequência das notas musicais:

 

DO – RE – MI – FA – SOL – LA – SI – DO

DO – SI – LA – SOL – FA – MI – RE – DO



Aqui na Staccato Escola de Música oferecemos vários cursos, dentre eles piano, violão, violino, canto e muito mais...

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita agora mesmo: (41) 98438-4495

VOLTAR