NOSSO BLOG

Registros Vocais. Para Que Servem?

Você já ouviu falar de “voz de peito”, “voz de cabeça”, mas não sabe muito bem o que são esses nomes e para que servem? Então você está no artigo certo. Aqui vamos falar sobre os registros vocais, regiões da nossa voz, onde são produzidos sons com qualidades e timbres diferentes.

- O que são os Registros Vocais?

Registros vocais são alterações físicas nos músculos das pregas vocais, também chamadas de Cordas Vocais, que influenciam diretamente no timbre vocal.

Quando cantamos da nossa nota mais grave até a nossa nota aguda notamos mudanças no timbre, no tipo de som emitido, a voz passa de um som “de porta rangendo” (notas graves), chega a uma massa sonora forte e vigorosa e vai para uma mais suave e por vezes soprosa ou “fininha” como de criança (notas agudas). Essa é a visão tradicional da nossa voz. Essas variações ocorrem porque nossa laringe está produzindo o som de formas diferentes.

Nessa mesma situação, do grave ao agudo, podemos observar “quebras” no som, algo como uma falha entre as regiões, isso acontece quando não há uma “passagem” de registro sutil. A voz reflete essa “troca brusca” e soa como uma engasgada durante a frase cantada.

Existem três registros básicos: basal (vocal fry), modal e elevado, além de um último, o assobio, ou flauta, que muitos consideram como sub registro do elevado.

Apesar de os registros serem um conceito muito trabalhado e mencionado entre os cantores e profissionais da voz, existem muitas informações erradas que circulam sobre o assunto.

- Por que é importante um cantor conhecer os Registros Vocais?

Conhecer quais são os registros vocais, dá ao cantor uma compreensão mais ampla do que é possível fazer com a sua voz. Isso abre um leque de opções na hora de cantar, fazendo com que o cantor seja capaz de se adaptar ao estilo da música que está interpretando, trazendo recursos vocais para deixar a performance mais interessante. Além disso, a passagem entre os registros vocais é algo que costuma causar problemas para quem canta, já que são regiões difíceis de controlar e que não sabemos como portar a voz. Com maior compreensão dos registros e entendimento da musculatura de suas pregas vocais, fazer essas passagens se torna mais fácil.

- Quais são os Registros Vocais?

A divisão dos registros e dos sub-registros vocais possui muitas variantes, no entanto podemos dividir em três  registros básicos. Basal ou Fry, Modal (voz de peito, voz mista e voz de cabeça) e elevado (falsete e Whistle).

-- BASAL ou FRY

O registro basal, ou vocal fry, é o registro mais grave da nossa extensão vocal. De tão grave, neste registro emitimos apenas ruídos, aquele som “craquelado” que fazemos quando passam bolhas de ar pela nossas pregas vocais. Em contextos musicais, o fry é bastante utilizado por alguns cantores no início de frases, como recurso de expressão. Você também encontra vocal fry em beat box, por exemplo, ou em algumas músicas de hard rock.

-- VOZ DE PEITO

A voz de peito é o registo onde ressoam os graves, uma voz mais densa e encorpada. Nossa voz natural, falada, normalmente está situada neste registro.

-- VOZ MISTA

A voz mista, ou voz média, é um registro de passagem entre voz de peito e a voz de cabeça. Ela costuma ser um problema para os cantores, pois nessa região a voz, muitas vezes, perde volume, perde o timbre brilhante. É preciso encontrar um equilíbrio entre a musculatura da voz de peito e a voz de cabeça, para poder fazer a passagem entre estes registros de forma suave e natural, sem quebras bruscas.

-- VOZ DE CABEÇA

A voz de cabeça é o registro usado para cantar notas agudas. A voz é mais tênue e tem menos potência que a voz de peito.

Aqui na Staccato Escola de Música oferecemos vários opçõe de aulas, dentre elas aulas de tecladoaulas de pianoaulas de violãoaulas de violinoaulas de canto e muito mais...

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita agora mesmo: (41) 98438-4495