NOSSO BLOG

Como Escolher Seu Primeiro Teclado

Um instrumento com qualidade e eficiência é sempre uma grande ajuda para o aluno. No entanto, devemos levar em conta as características do instrumento e do aluno.

Existem diversos tipos de teclado, que entregam sons e resultados diferentes. Por isso é preciso analisar quais são suas necessidades e encontrar a opção que seja mais adequada, garantindo que você não se fruste com o modelo escolhido. Iremos aqui tratar das características básicas de um teclado para um aluno iniciante.

Quer saber como acertar na escolha de um teclado? Então, continue lendo este post e confira essas dicas relevantes!

1. Verifique o Número de Teclas

O mercado oferece teclados de diferentes tamanhos e formatos, inclusive teclado para crianças que na verdade parecem mais  um brinquedo do que um intrumento musical.

A quantidade de teclas é um dos fatores determinantes para a sua escolha. Você deve procurar um teclado com 61 teclas, ou seja, com 5 oitavas. Esses instrumentos são ideais para os alunos iniciantes, pois não limita o aluno na hora de fazer os exercícios ou de tocar alguma música, além disso é possível explorar uma grande variedade de ritmos e de timbres em um equipamento leve, prático e compacto. Evite comprar teclados com menos de 61 teclas.

2. Confira a Sensibilidade ao Toque

A sensibilidade ao toque é característica de alguns instrumentos que permite ao aluno tocar mais forte ou mais fraco, independentemente do botão de volume. Quer dizer, se o aluno abaixar a tecla com mais força, o som sairá mais forte, por sua vez, se o aluno abaixar a tecla com menos força, o som sairá mais fraco.

Essa característica garante que o instrumentista consiga aplicar dinâmicas enquanto toca, alcançando maiores níveis de expressão.

Não é "absolutamente necessário" que o teclado tenha sensibilidade ao toque, mas é bastante recomendado.

3. Teclado Arranjador x Teclado Controlador

Teclados Arranjadores possuem caixas de som adaptadas ao próprio equipamento, eliminando a necessidade de conectá-lo a outros aparelhos. Os Teclados Arranjadores são os mais indicados para iniciantes. Além dessa característica, esse tipo de teclado acompanha Padrões Musicais e Timbres.

Padrões Musicais são os ritmos de acompanhamento que o teclado possui (pode variar de alguns até milhares) e os Timbres são os diferentes sons que o teclado emite (som de órgão, som de flauta, de violino, etc). No mercado existem teclados com timbres em quantidade de 120, 200, 255 etc., mas tanto a quantidade de timbres quanto a quantidade de padrões musicais são indiferentes para os alunos iniciantes.

Já os Teclados Controladores dependem de softwares e caixas de som externas, ou seja, são teclado que não tem "som próprio". Muito utilizados por produtores musicais e gravações em estúdio. Além desses teclados, evite comprar os teclados midi, os sintetizadores (peminte modificar os timbres), os teclados workstation (permite criar pistas, gravar várias camadas e modificar sequências). Esses teclados não são indicados para alunos iniciantes, mas para produtores musicais.

4. Pesquise sobre a Marca do Instrumento

Outro ponto interessante é pesquisar sobre a marca do fabricante, pois esse é um indício da qualidade do instrumento. Além das tradicionais Yamaha, Casio, Roland e Korg, marcas como Nektar, M-Audio e Behringer oferecem produtos com muita qualidade e boa variedade de modelos.

Então, tome cuidado com marcas desconhecidas no mercado que ofereçam produtos com um preço muito abaixo do que é praticado. É possível que o instrumento não entregue as especificações que você precisa, atrapalhando sua experiência musical.

5. Acessórios

Quando se compra um teclado, vem junto com ele o suporte de partitura e a fonte de energia. Mas também são necessários mais dois acessórios que irão facilitar na hora do estudo.

- Pedestal ou estante de teclado (permite o ajuste da altura correta do intrumento na hora de tocar, e assim evitando lesões e dores musculares)

- Banco (assim como o pedestal, o banco permite regular a sua altura e deixar o aluno numa posição mais confortável para estudar)

6. Posso Comprar um Teclado Usado?

Você pode comprar um teclado usado sim, mas na hora da compra verifique o estado geral do instrumento. Veja se ele não esta muito sujo (o que pode demonstrar falta de cuidado com o intrumento). Verifique também se a entrada (plug) de energia está bem firme e se a "fonte de energia" esta funcionando corretamente. Ligue o teclado e toque em todas as teclas, uma por uma, para ter certeza de que todas elas estejam funcionando. Outra coisa muito importante é verificar se o suporte de partitura esta íntegro, pois é muito comum que ele esteja quebrado ou "perdido".

Acabamos de trazer aqui, para você, algumas dicas sobre como comprar um teclado de forma correta.

Aqui na Staccato Escola de Música oferecemos vários opçõe de aulas, dentre elas aulas de teclado, aulas de piano, aulas de violão, aulas de violino, aulas de canto e muito mais...

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita agora mesmo: (41) 98438-4495