NOSSO BLOG

Como Afinar Meu Violão?

As cordas do violão são bastante sensíveis e muito sucetíveis a desafinações.

Variações do clima, tempo, umidade relativa do ar são os fatores mais comuns para desafinar as cordas do instrumento, mas também vibrações externas, tais como carregar, sacudir, balançar, bater o instrumento, fazem-no desafinar facilmente.

Existem várias formas de afinar o violão, como, por exemplo, utilizando um outro instrumento como base, um afinador eletrônico ou utilizando o próprio violão.

Afinando o Violão através de um Afinador Eletrônico

A melhor e mais eficiente forma de se afinar o violão é através dos Herts produzidos pelas vibrações das cordas.

Hertz (Hz) é uma unidade de medida de frequência que indica “ciclo de ondas por segundo”. Ou seja, é quantas vezes as cordas do violão “vibram” durante um segundo. Essa palavra foi escolhida nesse sistema de medidas para homenagear o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz.

Para se afinar o violão através dos Hetz é necessário adquirir ou baixar no seu smatphone um afinador que mostre claramente essa frequência (Veja na imagem abaixo).

Seguem abaixo as frequências (Hertz) ideias para cada corda do violão:

- Primeira corda: Mi (330Hz – E)

- Segunda corda: SI (247Hz – B)

- Terceira corda: SOL (196Hz – G)

- Quarta corda: RE (146Hz – D)

- Quinta corda: LA (110Hz – A)

- Sexta corda: MI (82Hz – E)

Afinando o Violão Através do Próprio Instrumento

Outra forma muito comum de se afinar o violão é através do próprio instrumento, por meio da comparação auditiva de uma corda com outra.

Passos para afinar o violão:

1º - Começaremos pela 6ª corda. Pressione-a na 5ª casa e toque. Em seguida, toque a corda que fica logo abaixo (LA). Você não deve pressionar a corda LA, apenas toca-la solta.

2º - Compare o som da corda MI (pressionada na 5ª casa) com o som da corda LA solta. Elas devem soar iguais (com a mesma afinação). Se não estiver parecido, ajuste a 5ª corda (LA) utilizando sua tarraxa.

3º - Feito isso, você poderá checar a afinação da próxima corda. Utilize a 5ª corda já afinada, e pressione-a na 5ª casa. Novamente toque a corda que fica logo abaixo (RE). A corda RE deve ficar solta.

4º - Compare o som das duas e, se necessário, ajuste utilizando a tarraxa da 4ª corda (RE).

5º - Agora utilize a 4ª corda afinada. Pressione-a na 5ª casa, e compare com o som da corda logo abaixo (SOL). Ajuste se necessário.

6º - Agora que a 3ª corda está afinada, você deve pressioná-la na 4ª casa, e comparar com o som da corda logo abaixo (SI). Tenha atenção, pois nesta corda não usamos a 5ª casa da corda como referência, como ocorre nas demais.

7º - Por último, utilizando a 2ª corda já afinada, pressione-a na 5ª casa e compare com a afinação da corda inferior (MI). Se não estiverem iguais, ajuste com as tarraxas.

Aqui na Staccato Escola de Música os professores irão ensinar ao aluno os melhores e mais eficientes modos de se afinar e tocar esse magnífico e versátil instrumento.

No Curso de Violão o aluno irá aprender as técnicas de forma natural e agradável, visando o desenvolvimento musical e o prazer de tocar.

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita agora mesmo: (41) 98438-4495